Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de abril de 2013

Palavras que Edificam



Egoísmo 

Antes de falarmos deste tema vamos conceituar o que é egoísmo.
Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.
Egoísmo e Egocentrismo
Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta – e todos são em maior ou menor medida – sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa.
O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.
Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses.
A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.

 “O Egoísmo é contrário do que Deus nos ensina. O egoísta não   consegue  amar  a Deus sobre  todas as coisas, na verdade não consegue amar a Deus, pois ama somente a si. Para o egoísta é impossível amar o próximo de alguma maneira, como a si próprio é utopia.” André Overbeck


O egoísmo e o Cristão

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus." Filipenses 2:3-5
Você gosta de alguém egoísta? Não foi a sua resposta?
Você gosta de conviver com alguém egoísta? Também disse que não.
Você se acha egoísta? Não também?

E se eu te falar que você é egoísta e precisa de uma libertação!
Você de pronto vai dizer sem pensar, eu não!
Mas no mesmo instante pensará nas pessoas que você conhece e são egoístas! Beleza né!
O ser humano é assim mesmo, tem a excelência em observar os erros dos outros, mas possui uma enorme dificuldade de reparar os seus próprios. Se não bastasse isso ainda coloca a culpa nos outro de seus erros (quantos de nós já não disse em algum momento a frase "Ah eu errei por culpa do fulano") essa é uma estratégia do homem natural de justificar seu comportamento errado.
O egoísmo caminha junto com a soberba.
Primeiro vamos falar sobre comportamentos egoístas. O egoísta é aquele que gosta de ser o centro das atenções. O egoísta quer tudo para si. Ele chega a acreditar que as pessoas, os projetos, as ideias, o mundo e até Deus devem girar em torno dele. Isto mesmo, é típico do egoísta inverter o seu lugar com Deus. O egoísta acha que Deus deve servi-lo e não o contrário. Mas agora você está convicto que não é com você, não é? – Mas será que nunca fizestes aquela oração que chamo de oração de chantagem "Óh Deus se tu fizeres isso que te peço eu farei o que tu queres!". Pois é, te enquadrou nesta atitude? Ainda não? Então vamos ver os tipos de egoístas cristãos. Porque egoísta cristão? Porque, em primeiro lugar o egoísmo no mundo é uma pratica natural, pois o mundo jaz no maligno e aqueles que ainda não aceitaram a Jesus estão suscetíveis a andar como o príncipe deste mundo quer. Mas no meio dos crentes pode haver egoísmo? Como? - Pedro andava com Jesus por bastante tempo e mesmo assim Jesus lhe disse "Pedro quando tu te converteres, ajuda teus irmãos". Assim há muitos crentes que a muito tempo estão na igreja mas não se converteram. Outra vez você pensou nos outros né?
Então vamos ver se você se enquadra em algum tipo de egoísmo.
  1. Os Tradicionais, também chamado de possessivos, são aqueles que querem tudo para si e não emprestam nada para ninguém; - É aquele que possui mais que precisam mas não reparte sua benção com ninguém. – Deus abençoa com abundância, mas ele não ajuda ninguém. Sabe aquele mandamento de amar o próximo? – O egoísta acha que é para todos as outras pessoas fazer menos ele. – Chega ao cumulo de guardar roupas que não lhe servem mais, só irão ocupar espaço, e não doam para ninguém. É o tipo egoísta que apenas gosta de receber benção, mas não quer repartir com ninguém. Só sabe do vinde a mim.
  2. Os semi-deuses – É o egoísta cristão que pensa que a obra de Deus sem ele não vai acontecer. Eles creem que Deus não é Deus sem ele. Mas veja só a soberba. Eu já havia dito que a soberba anda colada com o egoísmo. Deus é Deus mesmo que eu não existisse. Deus não precisa de homem algum para fazer a sua obra. Ele escolheu os homens para fazer a sua obra, mas não porque é dependente do homem e sim porque ele quer relacionamento com o homem. Este tipo de egoísta acha que ele é o Tal, o melhor, o que sabe tudo, o centro das atenções.
  3. Os artistas – São aqueles que gostam de ser os motivos dos flashs, dos elogios, suas ideias são as melhores, seus gostos são os melhores, sua sugestão é a melhor, eles exigem que todos as pessoas lhe satisfaçam, pois o mais importante são as suas satisfações pessoais e nada mais.
  4. Os melhores – São aqueles que conversam sobre os seus gostos, do que faz e sempre com entonação de melhor que todos, mas não querem nem saber os gostos, as opiniões, as vontades dos outros. Como todo egoísta o que importa é seu Eu.
  5. Os espirituais – Parece até o cúmulo, mas tem os egoístas espirituais, são aqueles que se acham mais espirituais do que os outros, muito parecido ou igual ao crente soberbo. Ele é sempre o que se acha mais espiritual, o que prega melhor, o que ora melhor, o que tem mais intimidade com Deus, isso tudo na cabeça dele é lógico. Tem em todas as igrejas. Ele sempre quer ser o destaque nos assuntos espirituais. Sua versão sempre é a melhor. Seu estudo bíblico é melhor. Afinal ele é o centro de tudo.

    “Não há amor no egoísmo e consequentemente não há felicidade.” A.O
O termo egoísmo faz referência ao amor excessivo e não moderado que uma pessoa sente por ela mesma e que a leva a olhar desmedida e quase exclusivamente pelos seus próprios interesses. Em Filipenses 2:3 Paulo nos adverte contra a excessiva autoestima, nos mostrando que devemos ter equilíbrio nesta área, para não nos tornarmos egoístas. Paulo diz " Nada façais por partidarismo, ou vangloria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo". Para nos sermos assim é necessário a interferência de Deus no processo, é necessário relacionamento com Deus, pois o homem por si mesmo tende a ser perverso, em Jeremias 17:9 diz que é "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e PERVERSO; quem o poderá conhecer?"
O egoísta não tem preocupação com os interesses dos outros e leva sua vida e rege seus atos na busca de sua satisfação pessoal.
O egoísta é amante de si próprio, o mundo gira em volta de seu umbigo, é incapaz de pensar nos outros e no bem estar dos outros. Ele quer ser visto por todos em um pedestal, o centro das atenções.
O conceito de egoísmo provém do EGO, de acordo com a psicologia. É o reconhecimento do seu EU. O egoísmo é uma valorização exagerada do EU, ao ponto de colocar o seu EU acima de tudo e de todos.
Também há outros tipos de egoístas, e entre estes destacamos o EGOÍSTA PSICOLÓGICO, o ÉTICO e o RACIONAL. O psicológico é uma teoria segundo a qual o comportamento humano é estimulado por motivações interesseiras. O ético considera que as pessoas ajudam os demais, embora sempre com vista a ganharem algo em troca posteriormente, ainda que seja reconhecimento ou compensação de seus maus atos ( a ajuda representa uma forma para obter algo proveitoso). Já o Racional sustenta que a procura do próprio interesse é o fruto do uso da razão.
Deus não nos chamou para vivermos sob o caráter do velho homem. Antes vivíamos no mundo, agora somos novas criaturas em Cristo Jesus, o que era velho já foi e tudo se fez novo.
O inimigo sabe que o crente egoísta está preso em sua teia e enquanto não houver a libertação estaremos afastados de um relacionamento íntimo com Deus. Seremos apenas crentes superficiais. O relacionamento com Deus esta relacionado com a humildade, com a entrega de nossas vidas a Deus, com o reconhecimento que Deus é o centro de tudo. Que toda a glória, honra e poder é de Deus. O relacionamento com Deus esta intimamente ligado ao amor a Deus em primeiro lugar sobre tudo, ao meu próximo como a si mesmo, ao serviço a obra de Deus a doação incondicional, isto mesmo, sem nada em troca.
Paulo adverte na segunda carta a Timóteo sobre a impiedade dos últimos dias, no capitulo três ele adverte " Saiba disto, nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão EGOÍSTAS, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus..."
Quando nascemos somos egoístas, ainda quando crianças queremos tudo para nós, não queremos repartir, queremos a atenção dos pais exclusivas, e aí de outra criança receber atenção dos pais, crescemos no nosso homem terreno, até conhecer a Cristo e nascermos novamente, no homem espiritual, que se relaciona com Deus, que quer estar, andar, falar, viver com Deus.
Devemos em primeiro lugar reconhecer que somos egoístas e que precisamos ser libertos.
Depois devemos nos humilhar e não querer mais ter este caráter pecaminoso.
Depois renunciar diariamente ao pecado, não aceitar mais o pecado, se revoltar com o pecado.
Devemos passar pelo processo de Libertação. Isto mesmo, há um processo de libertação que você precisa passar.
O Cristão egoísta precisa se converter. Conversão é pegar o sentido contrário do qual estamos indo.
Pedro, João, José, Eduardo, Maria, Paula, etc...Você, quando tu te converteres ajuda teus irmãos.

" O egoísta acredita que ele é o centro das atenções e que tudo e todos existem para ele e por causa dele"
"O egoísta torna-se deus de si próprio, pois acredita que tudo gira em torno de si"
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos do mundo do que amigos de Deus." (II Timóteo 3:1-4)

Palavra ministrada no culto de Jovens da Igreja Pentecostal Novo Tempo, no domingo dia 28.04.2013. Todos os domingos às 17h, culto para jovens com uma palavra que edifica. Os temas são sugestões e perguntas que o grupo escreve para que seja ministrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário